sexta-feira, 12 de abril de 2019

O que é História (Profª Andrielly)



O QUE É HISTÓRIA?

História x história: primeiro é preciso saber que existem no mínimo três tipos de história.



  • história vivida: acontecimentos vividos no dia a dia das pessoas. Por meio da memória alguns acontecimentos são lembrados outros são esquecidos;
  • história - ficção: histórias criadas pela imaginação humana, como nos livros, filmes e novelas;
  • História - conhecimento: área do conhecimento no qual se estuda como os seres humanos viveram o passado mais distante até os dias atuais;
 A História como disse o historiador Marc Bloch é a “ciência dos homens, no tempo”. Ela possibilita a reflexão sobre as formas de vida dos seres humanos em todos os tempos e espaços, buscando compreender e explicar as relações entre os diversos fenômenos sociais e suas implicações.

A pesar de se construir a partir de acontecimentos do passado a História se orienta a partir de perguntas (problemas) geradas no nosso próprio tempo (presente).

Exemplo: Muitas vezes temos interesse em saber alguma coisa sobre nossos antepassados, qual a origem do nosso sobrenome? Por que tenho determinada característica física? De onde vieram? Quais foram suas experiências de vida?
As respostas para essas perguntas serão encontradas no passado, mas as perguntas em si são problemas do presente. Somos nós que queremos buscar sentido para o presente a partir do passado. Os sujeitos históricos anteriores a nós não tinham as mesmas preocupações que nós temos.

História do tempo presente: Desde a Segunda Guerra Mundial os historiadores passaram a fazer uma história do tempo presente, que consiste em reunir fontes, principalmente o relatos de testemunhas (fonte oral), para analisar e buscar compreender acontecimentos contemporâneos traumáticos, tais como o holocausto, a Klu klux klan, o apartheid, etc.

OS SUJEITOS HISTÓRICOS


Todos os indivíduos são sujeitos históricos que a partir de seus atos, participam da construção do processo histórico.
Além dos sujeitos históricos individuais, existem os sujeitos coletivos, como os movimentos sociais, que são fundamentais nas ações de transformações política e econômica.

Por que apenas os “homens importantes” aparecem nos livros?

Essa ideia não é mais uma verdade. Durante muito fez-se apenas a história dos grandes homens, é verdade. Mas no ultimo século muitos historiadores tem buscado trazer para a história os antigamente eram invisíveis ou “marginalizados”. Hoje temos a história dos camponeses, dos operários, das mulheres, dos escravos, dos órfãos, dos loucos, etc; 

Os Historiadores

O estudo e a escrita da História pelos historiadores é chamada de historiografia. Ela é feita com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos.
Fatos históricos: acontecimento passado que é tomado como objeto de estudo por historiadores.
Isso significa dizer que em cada a partir de um olhar do seu tempo, de preocupações do seu tempo e dos documentos disponíveis no seu tempo surgem às interpretações históricas. Mudando o tempo, mudam as preocupações, podem surgir novos documentos e, portanto novas interpretações.

Assim como “o homem é fruto do seu tempo” a História também é!




 O tempo, como produção humana, é uma ferramenta da História, visível em instrumento como o calendário e a cronologia. Cronologia é a forma de representar os acontecimentos históricos no tempo. Todas as civilizações uma data como início do tempo e, logo, o início da história. Assim, contando a partir dessa data [...] demarcaram os anos e os séculos, situando cada acontecimento. Nessa perspectiva, o calendário, o ano, o século e a cronologia são invenções da mais alta importância para a História como a entendemos hoje. (Kalina Vanderlei Silva; Maciel Henrique Silva. Dicionário de conceitos históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006, p.390.)



Tempo Natural: é uma forma de medir o tempo por meio dos fenômenos naturais: as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas, etc.
Tempo Cronológico: é como nós medimos/fatiamos o tempo no nosso dia a dia, não é considerado pela natureza, é o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações, no decorrer de um tempo em sequência. É o contado no relógio, horas, dias, anos, décadas, séculos, numa ordem linear de tempo. Uma sequência em sentido horário.
Tempo Histórico: o tempo histórico acompanha os ritmos de transformações de cada sociedade: umas são mais rápidas, outras extremamente lentas. Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas exatas e proporcionais de tempo, a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta, média e longa duração. É muito comum os historiadores demarcarem momentos de permanências e rupturas de determinada sociedade no tempo e no espaço como períodos ou eras.

Linha do Tempo: A linha do tempo é um instrumento importante que permite a localização dos fatos históricos no tempo.



Os séculos 



Como calcular a qual século pertence determinado ano:

Se a data que estiver sendo examinada terminar com dois zeros, o século então corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s) que estiver à esquerda desse número. Exemplos:

EX:
Ano 300 a.C.: O ano 300 a.C. está inserido no século III a.C., já que cortando os dois zeros, 300, resta o número 3.

Mas quando o número não termina em dois zeros é só eliminar a unidade e a dezena que o compõe, somando o(s) algarismo(s) restante(s) ao número 1. Exemplos:
EX:
Ano 1450 a.C.: O ano 1450 a.C. está inserido no século XV a.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 1450, e somando o resto com 1, teremos 14+1=15. 


Periodização mais utilizada no Ocidente

Antiguidade: de cerca de 4000 a.C (invenção da escrita) a  476 (queda do Império Romano);
Idade Média: de 476 a 1453 (Ano da queda do Império Bizantino)
Idade Moderna: de 1453 a 1789 (ano do início da Revolução Francesa)
Idade Contemporânea: de 1789 até os dias atuais.





São exemplos de fontes históricas: documentos oficiais, jornais, livros, cartas, diários, letras de músicas, história em quadrinhos, pinturas, fotografias, filmes, mapas, moedas, vasos, joias, esculturas, entre outros. Também são consideradas fontes históricas os relatos orais, como as histórias contadas por nossos avós.

A História e a memória
A História e memória, embora sejam conceitos diferentes, se complementa. É muito comum que a memória seja usada como matéria-prima dos historiadores para construir o entendimento dos acontecimentos passados. Para ter acesso às memórias os historiadores recorrem aos lugares de memória: arquivos públicos ou privados, museus, cemitérios, monumentos, festas comemorativas e também os relatos orais.

Análise de fontes históricas
O historiador deve fazer uma leitura crítica do documento, nunca considera-lo a realidade histórica em si, mas porções dessa realidade.
Cabe ao historiador:
  1. Distinguir os contextos, as funções, os estilos, os argumentos, os pontos de vistas, as intenções do autor do documento;
  2. Interrogar o documento: Quando? Onde? Quem? Para quê: Por quê? Como?
  3. Propor questões sobre os silêncios, ausências e vazio
ATIVIDADES DE ASSIMILAÇÂO E AVALIAÇÃO CONTINUADA:

  1. Análise de fonte (recorte de jornal/imagem) de forma coletiva;
  2. Produza um texto que defina o que é História, levando em consideração a relação da humanidade com o tempo;
  3. Construa uma linha do tempo da história de sua vida. Para tanto, divida em períodos vividos de acordo com as fases biológicas, isto é, infância, adolescência, ou de acordo com as grandes transformações que sua vida passou, como mudanças de cidade. Organize essas informações de maneira cronológica e, por fim, reúna-se com colegas e compare as semelhanças e diferenças das suas linhas do tempo. 


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