- O que é cultura?
Entende-se por cultura todas as ações por meio das
quais os povos expressam suas “formas de criar, fazer e viver” (C.F./1988,
art.216).
A cultura engloba tanto a linguagem com que as
pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto à forma
que constroem suas casas, preparam seus alimentos, rezam, fazem festas. Enfim,
suas crenças, suas visões de mundo, seus saberes e fazeres.
Trata-se, portanto, de um processo dinâmico de
transmissão, de geração em geração, de práticas, de sentidos, de valores, que
se criam e recriam no presente, na busca de soluções para os pequenos e grandes
problemas que cada sociedade ou indivíduos enfrentam ao longo da existência.
- O que é identidade?
As pessoas fazem parte de diferentes grupos
sociais, cujo alcance pode ou não ser local [...]. Assim, durante sua vida, as
pessoas constroem suas identidades ao se relacionarem umas com as outras
em diferentes contextos e situações.
A identidade de uma pessoa é formada com
base em muitos fatores: sua história de vida, a história de sua família, o
lugar de onde veio, o lugar que mora, o jeito como cria seus filhos, fala e se
expressa, enfim, tudo aquilo que a torna única e diferente das demais.
- Identidade cultural coletiva
As pessoas de cada grupo social compartilham
histórias e memórias coletivas, visões de mundo e modos de organização sociais
próprios. Ou seja, as pessoas estão ligadas por um passado comum e por uma
mesma língua, por costumes, crenças e saberes comuns, coletivamente
partilhados. A cultura e a memória são elementos que fazem com que as pessoas
se identifiquem umas com as outras, ou seja, reconheçam que possuem uma
identidade cultural comum.
- Patrimônio Cultural
O patrimônio cultural de povo é formado pelo
conjunto de saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem
à história, à memória e à identidade desse povo.
A preservação do patrimônio cultural significa,
principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou
seja, cuidar dos bens representativos da história e da cultura de lugar, de um
grupo social, que pode ocupar um ou mais territórios.
- Bens culturais
materiais: são também chamados de tangíveis, são as paisagens naturais,
objetos, edifícios, monumentos e documentos.
- Bens culturais
imateriais: estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às
práticas, aos modos de ser das pessoas.
- IPHAN: é o Instituto
de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma autarquia federal
vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do
Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens
culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações
presentes e futuras.
ATIVIDADES DE ASSIMILAÇÃO E AVALIAÇÃO
CONTINUADA:
- Exibir os documentários
- Como os saberes apresentados nos
documentários se relacionam com o conteúdo estudado?
- Quais são os tipos de bens que os saberes
apresentados no documenta se encaixam? E qual a importância da sua
preservação para a identidade da baixada cuiabana?
- Faça uma tabela com duas colunas e
distribua entre elas os bens culturais materiais e imateriais que você
conhece
- A partir das fotos abaixo você consegue identificar traços da identidade dessas pessoas? Quais são as características que confirmam isso?
a)
b)
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