sexta-feira, 12 de abril de 2019

Cultura, Identidade e Diversidade (Profª Andrielly)


  • O que é cultura?

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas “formas de criar, fazer e viver” (C.F./1988, art.216).
A cultura engloba tanto a linguagem com que as pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto à forma que constroem suas casas, preparam seus alimentos, rezam, fazem festas. Enfim, suas crenças, suas visões de mundo, seus saberes e fazeres.
Trata-se, portanto, de um processo dinâmico de transmissão, de geração em geração, de práticas, de sentidos, de valores, que se criam e recriam no presente, na busca de soluções para os pequenos e grandes problemas que cada sociedade ou indivíduos enfrentam ao longo da existência.

  • O que é identidade?

As pessoas fazem parte de diferentes grupos sociais, cujo alcance pode ou não ser local [...]. Assim, durante sua vida, as pessoas constroem suas identidades ao se relacionarem umas com as outras em diferentes contextos e situações.
A identidade de uma pessoa é formada com base em muitos fatores: sua história de vida, a história de sua família, o lugar de onde veio, o lugar que mora, o jeito como cria seus filhos, fala e se expressa, enfim, tudo aquilo que a torna única e diferente das demais.

  • Identidade cultural coletiva

As pessoas de cada grupo social compartilham histórias e memórias coletivas, visões de mundo e modos de organização sociais próprios. Ou seja, as pessoas estão ligadas por um passado comum e por uma mesma língua, por costumes, crenças e saberes comuns, coletivamente partilhados. A cultura e a memória são elementos que fazem com que as pessoas se identifiquem umas com as outras, ou seja, reconheçam que possuem uma identidade cultural comum.



  • Patrimônio Cultural

O patrimônio cultural de povo é formado pelo conjunto de saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou seja, cuidar dos bens representativos da história e da cultura de lugar, de um grupo social, que pode ocupar um ou mais territórios.

  • Bens culturais materiais: são também chamados de tangíveis, são as paisagens naturais, objetos, edifícios, monumentos e documentos.

  • Bens culturais imateriais: estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, aos modos de ser das pessoas.

  • IPHAN: é o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. 

ATIVIDADES DE ASSIMILAÇÃO E AVALIAÇÃO CONTINUADA:

  • Exibir os documentários

  1. Como os saberes apresentados nos documentários se relacionam com o conteúdo estudado?
  2. Quais são os tipos de bens que os saberes apresentados no documenta se encaixam? E qual a importância da sua preservação para a identidade da baixada cuiabana?
  3. Faça uma tabela com duas colunas e distribua entre elas os bens culturais materiais e imateriais que você conhece
  4. A partir das fotos abaixo você consegue identificar traços da identidade dessas pessoas? Quais são as características que confirmam isso?
a)

b) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário